domingo, 28 de agosto de 2011

Bonde de Santa Teresa (RJ) é periciado após 5 mortes (CONTATO.COM NOTÍCIA)


Equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) iniciaram por volta das 6h deste domingo (28) a perícia do bonde que descarrilou e tombou, deixando cinco mortos e mais de 50 feridos em Santa Teresa, no Centro do Rio. Enquanto os peritos trabalham, um trecho da Rua Joaquim Murtinho, onde ocorreu o acidente, ficará interditado. Guardas municipais estão no local para orientar os motoristas, já que o tráfego de veículos é feito em apenas uma pista.

Representantes da Agetransp, agência reguladora de transportes, e da empresa que administra o bonde de Santa Teresa também estão no local acompanhando a perícia.

Moradores colocaram um pano preto no alto do muro que fica em frente ao local onde ocorreu o acidente para marcar o luto pela morte de cinco pessoas no descarrilamento. No início da noite de sábado (27), bombeiros haviam informado que no total 53 pessoas ficaram feridas no acidente com o bonde em Santa Teresa, quando o bonde descarrilou e tombou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 26 feridos foram levados para hospitais por um ônibus da Polícia Militar. Outras 28 pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas o maquinista, que morreu no Hospital Souza Aguiar, no Centro. As vítimas também foram levadas para os hospitais do Andaraí, na Zona Norte, e Miguel Couto, na Zona Sul. Dez pessoas estão em estado grave, segundo os bombeiros.

O secretário de Transportes Júlio Lopes afirmou que será apurada uma informação de superlotação no bonde: “Nós temos uma informação preliminar de que o bonde estava muito cheio, e isso precisa ser melhor apurado. Essa é uma preocupação que nós temos há muito tempo, nós viemos aqui falando do uso indevido do equipamento, e que o equipamento tem uma lotação a ser observada. Mas isso será melhor apurado, nós só vamos dar informações depois de melhor apurado, de termos todos esses aspectos elucidados.”

Júlio Lopes afirmou também que este bonde não teria sido submetido a reformas, segundo informações que ele teria apurado na garagem. "Faremos apuração do que aconteceu com toda transparência, inclusive com auxílio do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), para apurar todas as responsabilidades técnicas do que ocorreu. Foi uma fatalidade, uma tragédia. Nós já vínhamos preocupados com o funcionamento dos bondes há muito tempo, precisamos reordenar o uso do sistema, já que há muito problema nesse sentido”. Ele afirmou que o transporte com bondes está suspenso em Santa Teresa.

Testemunhas do acidente contaram que o bonde descarrilou dos trilhos, bateu em um poste e tombou. Antes disso, segundo as testemunhas, o bonde teria perdido o freio.

Nenhum comentário :