terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasil já tem nove nadadores na Olimpíada 2012 (CONTATO.COM ESPORTE)


A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) definiu os critérios que serão adotados para escolher os representantes do país na natação nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. Com o anúncio, nove nadadores brasileiros já estão classificados.

De acordo com a entidade, nove competições poderão ser utilizadas para a obtenção dos índices estabelecidos. Quatro delas já aconteceram (Tentativa para o Mundial, Mundial de Xangai, Maria Lenk 2011 e Mundial Júnior). Quem ainda não conseguiu as marcas terá novas chances no Troféu José Finkel, que começa nesta segunda (29), Pan de Guadalajara, Torneio Open 2011, Sul-Americano 2012 e Maria Lenk 2012.

Assim, o Brasil já tem nove atletas com vaga, mas eles precisam garantir seus lugares mantendo seus tempos melhores do que os rivais nacionais nas competições citadas acima. Os atletas com índice até o momento são: Cesar Cielo, Bruno Fratus, Felipe França, Felipe Lima, Thiago Pereira, Kaio Márcio de Almeida, Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues, Daynara de Paula, além de dois atletas para completarem o revezamento 4x100 m livre.

Tempos obtidos em provas de revezamento também serão considerados, mas só vale se forem feitos pelo primeiro competidor que pulou na piscina.

Somente dois atletas de cada país poderão competir por prova em Londres-2012. Os índices foram estabelecidos tendo como base menor tempo estipulado entre o índice da CBDA para o Mundial de Xangai e o índice A da FINA (Federação Internacional de Natação) para os Jogos Olímpicos.

No caso dos revezamentos, como o Brasil só classificou o 4x100 m livre masculino por meio do Mundial de Xangai, os outros cinco times terão de fazer um dos quatro melhores tempos do mundo até uma data estipulada pela Fina (Federação Internacional de Natação) e alcançar um índice rigoroso imposto pela CBDA.

Nessa busca pelos quatro melhores tempos, não entram os 12 países mais fortes do mundo em cada revezamento, que já garantiram vaga no Mundial de Xangai. A situação dos revezamentos femininos é mais dramática, pois as marcas estabelecidas pela CBDA estão longe dos melhores tempos alcançados nas últimas competições.

A cota máxima de nadadores na Olimpíada é de 900 atletas.

A Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (Guadalajara) e 2015 (Toronto), e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Confira as provas em que cada atleta está classificado:

Cesar Cielo (50 m, 100 m livre e 4x100 m livre)
Bruno Fratus (50 m, 100 m livre e 4x100 m livre)
Felipe França (100 m peito)
Felipe Lima (100 m peito)
Thiago Pereira (200 m peito, 200 m medley, 400 m medley e 200 m costas)
Kaio Márcio de Almeida (100 m borboleta e 200 m borboleta)
Leonardo de Deus (200 m borboleta e 200 m costas)
Henrique Rodrigues (200 m medley)
Daynara de Paula (100 m borboleta)

Nenhum comentário :