sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Brasil vence EUA e garante primeira colocação do Grupo B no Grand Prix (CONTATO.COM ESPORTE)


A seleção feminina de vôlei derrotou na madrugada desta sexta-feira (26) os Estados Unidos e garantiu a primeira colocação do Grupo B pela segunda rodada da fase final do Grand Prix, em Macau, na China. O Brasil venceu por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 26-24, 25-21 e 25-20. A maior pontuadora da partida foi Natália, com 21 pontos.

Ao lado da seleção brasileira, os Estados Unidos também estão classificados às semifinais. O adversário do Brasil, que poderá ser Sérvia, China ou Rússia, será conhecido ainda hoje. A seleção do técnico José Roberto Guimarães joga a semifinal na madrugada deste sábado (27).

Depois de um primeiro set morno por parte do Brasil, o time do técnico José Roberto Guimarães cresceu a partir da segunda parcial mesmo rodando bastante as jogadoras do time titular durante os sets seguintes.

Sem Mari, que tem uma distensão no abdômen e deverá perder também os próximos jogos, Zé Roberto poupou ainda Paula Pequeno. Desta forma, Fernanda Garay voltou a disputar a partida inteira, e Natália foi a escolhida para a outra vaga de ponteira do Brasil.

Recém-recuperada de uma lesão na canela provocada por um tumor benigno, a atleta de 22 anos voltou em grande fase e foi a melhor atleta da partida com 21 pontos anotados. Sheilla, Thaísa e Fernanda Garay marcaram 14 pontos cada. Pelos EUA, Destinee Hooker e Logan Tom marcaram 16 pontos cada.

O jogo

A seleção brasileira não começou bem a partida contra os Estados Unidos. Tanto que se viu em larga desvantagem no primeiro tempo técnico (8 a 2) e não conseguiu reagir no decorrer do set, ficando com dez pontos a menos na segunda parcial.

Neste momento, Zé Roberto colocou em quadra Tandara, Fabíola e Sassá para tentar mudar a história do jogo. E as reservas até fizeram a equipe reagir, mas faltou espaço no set para uma provável virada no placar. A regularidade das norte-americanas fez com que o Brasil diminuísse a desvantagem para apenas três pontos, fechando a primeira parcial em 25 a 22 para os EUA.

No segundo set, a Seleção Brasileira se recuperou após uma bronca de Zé Roberto e partiu para cima desde o primeiro instante, com ótimas atuações de Natália, Sheilla e Thaísa. Com tranquilidade, elas abriram dez pontos na segunda parada técnica (16 a 10), mas caíiram de produção e viram os EUA correr atrás, levando o jogo para 24 a 24 - quando o Brasil garantiu os pontos e fez 26 a 24.

A terceira parcial foi mais tranquila para o Brasil, se comparada às outras. Se não conseguiu abrir uma vantagem maior que três pontos, pelo menos nunca chegou a ficar atrás no placar, e com menos de dois de desvantagem. Subindo no final do set, as brasileiras fizeram 25 a 21 e fizeram 2 a 1 no placar do jogo.

No quarto set o Brasil manteve o ritmo dos dois sets anteriores, e usou dos ataques e dos erros do adversário para garantir uma curta, mas segura vantagem em torno de quatro pontos na primeira parada técnica e nos pontos disputados a seguir.

Quando o placar apontava 13 a 9 para o Brasil, Zé Roberto se mostrou bastante irritado com uma decisão da arbitragem e, sempre muito calmo, surpreendeu ao reclamar fortemente com o delegado da partida e o árbitro de mesa. Após alguns xingamentos em bom português, o mediador de mesa relatou os insultos do treinador brasileiro para a árbitra de rede, que ameaçou expulsar o brasileiro caso ele continuasse a reclamar.

Após o lance, Zé Roberto ouviu da capitã Fabiana a orientação de não se dirigir mais à arbitragem. Em vez de abalar o time, a pausa momentânea só motivou ainda mais o Brasil, que jogou com seriedade suficiente para aumentar a diferença no marcador e fechar o set em 25 a 20, finalizando a partida em 3 sets a 1 após duas horas e dez minutos de partida.

Nenhum comentário :