
O Brasil venceu a Sérvia por 3 a 2 (22/25, 25/15, 20/25, 25/22 e 15/9) neste sábado em jogo válido pela quarta rodada do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Londres. Com o placar, o time sul-americano foi a oito pontos, mesmo número da Rússia, e se classificou para as quartas de final. Já a Sérvia foi a cinco pontos e está na quinta colocação da chave.
Os Estados Unidos lideram a chave com 10 pontos, seguidos pela Rússia - que bateu os próprios americanos neste sábado por 3 a 2 - e Brasil. Os três times estão classificados para a segunda fase. Na última rodada, Sérvia e Alemanha (que também tem cinco pontos) brigam pela última vaga para a segunda fase. Sem ponto, a Tunísia é o único eliminado da chave.
Os cruzamentos para a segunda fase são definidos da seguinte maneira: o líder de cada chave enfrenta o quarto colocado do outro e os confrontos restantes serão copnhecidos em sorteio - possibilitando que equipes de mesmo grupo na primeira fase se enfrentem novamente na fase final. Ou seja, dificulta que times escolham seus próximos rivais por manipulação de resultados.
Já os Estados Unidos jogam com a Tunísia e pode terminar na liderança do grupo até em caso de derrota, desde que não perca por 3 a 0 ou 3 a 1 e os russos vençam sem tie break.

O jogo
O Brasil cometeu três erros no começo de partida, permitindo que a Sérvia chegasse com vantagem de três pontos à primeira parada técnica. O time europeu se manteve mais regular na parcial, aproveitando os vacilos da seleção e já tinha quatro pontos de vantagem no segundo tempo obrigatório. O set foi encerrado em um ataque que desviou no bloqueio de Dante e foi para fora.
Os comandados de Bernardinho jogaram de forma mais consistente na segunda parcial da partida, abrindo vantagem confortável já no começo do set, e não tiveram dificuldades para empatar, vencendo a parcial por 25/15.
Apenas no terceiro set de partida o jogo teve o equilíbrio esperado para um duelo entre Brasil e Sérvia. As equipes se alternaram na liderança do marcador na primeira parte da parcial e a Seleção chegou a abrir três pontos de vantagem na segunda parada técnica. Mas o time enfrentou em uma sequência de erros, permitindo que os sérvios tomassem a ponta e fechassem o set com 25/20.
Precisando virar o marcador para não ver em risco suas chances de classificação às Olimpíadas, o Brasil iniciou a quarta parcial em ritmo acelerado, marcando 4 a 0 no placar. Rendendo melhor com Wallace no lugar de Leandro Vissotto, a seleção alternou bons e maus momentos, mas conseguiu vencer o set e levar o jogo para o tie-break.
Já no começo do set de desempate, o bloqueio do Brasil passou a funcionar, dando ao time vantagem no placar. Com o ataque também trabalhando bem, o time de Bernardinho teve relativamente pouco trabalho para vencer o tie-break e selar a virada.
Nenhum comentário :
Postar um comentário