
Os rebeldes da Síria afirmaram nesta quarta-feira (8) ter recuprado uma parte do terreno perdido durante a manhã ante o avanço do exército regular em Salahedin, um bairro a oeste de Aleppo, onde o governo iniciou uma enorme ofensiva.
"Depois de ter recebido o reforço de 700 combatentes vindos de Sukkari (sul), Bustan al Qasr (centro), Shaar e Hanano (leste), lançamos uma contraofensiva e retomamos cinco ruas", afirmou Wassel Ayub, comandante de uma brigada do Exército Sírio Livre (ESL).
"Atualmente, três helicópteros, um avião, assim como artilharia, bombardeiam, o que prova que perderam o terreno", acrescentou.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou a perda de terreno por parte do exército governamental.
Mais cedo, o exército da Síria afirmou ter retomado o controle do bastião rebelde, embora a informação tenha sido rapidamente desmentida pelos grupos armados opositores ao governo.
"As forças armadas têm o controle total de Salahedin, onde provocaram muitas baixas nos grupos terroristas", informou a Sana.
Já o coronel rebelde Abdel Jabar al-Oqeidi afirmou à AFP que ocorreu "um ataque bárbaro e selvagem, mas é falso que o regime tenha retomado o controle do bairro".
De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 13 pessoas morreram nesta quarta-feira na província de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria e capital econômica do país, onde o Exército bombardeia os bairros rebeldes, em uma batalha considerada crucial no confronto entre forças oficiais e rebeldes que tentam derrubar o regime do contestado presidente Bashar al-Assad.
Fonte: G1, com agências internacionais
Nenhum comentário :
Postar um comentário