domingo, 5 de agosto de 2012

Scheidt e Prada conquistam bronze na classe Star (CONTATO.COM ESPORTE)


A dupla brasileira Robert Scheidt e Bruno Prada foi mal na última regata da classe Star da vela, neste domingo, a chamada medal race, acabou apenas no sétimo lugar, mas conquistou a medalha de bronze. Os suecos Fredrik Loof e Max Salminen surpreenderam e ficaram com o ouro, enquanto a prata é dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson.

O terceiro lugar no pódio é histórico para Scheidt, que iguala o ex-velejador Torben Grael como o maior medalhista olímpico do Brasil, cada um com cinco metais. O primeiro tem dois ouros, duas pratas e, agora, um bronze, enquanto o segundo soma dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Scheidt e Prada começaram a decisão em segundo lugar e com chances de ouro. Para isso, precisavam de uma missão praticamente impossível, que era terminar em primeiro e torcer para que os britânicos, lídereres durante toda a disputa, chegassem, no máximo, em quarto lugar.

Anfitriões, Percy e Simpson tiveram um péssimo desempenho e ajudaram ao cruzarem apenas no oitavo posto, mas os brasileiros não conseguiram tirar proveito. A surpresa ficou por conta dos suecos Loof e Salminen, que começaram o dia em terceiro, voaram e fecharam a medal race em primeiro, ganhando não só a última perna da prova como também o ouro inesperado.

Com o bronze de Scheidt e Prada, a vela passa a ser responsável por 17 medalhas do Brasil na história dos Jogos. A modalidade é a segunda mais vitoriosa do país, atrás apenas do judô, que tem 19 - antes de Londres, a ordem era inversa, com o judô em segundo (com 15 medalhas) e a vela em primeiro (com 16 medalhas).

Nenhum comentário :